julho 24, 2011

MELHORE COM NOVAS IDEIAS


Bill Gates depois dos PCs se propõe a reinventar os WCs

Anos depois de reinventar os computadores e criar os PCs, o magnata da Microsoft Bill Gates voltou sua atenção para os vasos sanitários.

A Fundação de Bill e Melinda Gates está investindo milhões de dólares em subsídios para que desenvolvedores reinventem o vaso sanitário, afirmou o diretor dos programas de água, higiene e sanitarismo da Gates Foundation, Frank Rijsberman, à agência de notícias AFP.

O objetivo é melhorar a saúde nos países em desenvolvimento dando um lugar higiênico e seguro às 2,6 bilhões de pessoas que não têm acesso a banheiros, ou têm que dividir um, disse Rijsberman em um discurso na conferência pan-africana de sanitarismo realizada na capital da Ruanda, Kigali.

No entanto, a Fundação Gates quer mudar a ideia de banheiro conhecida no Ocidente -a descarga que consome vários litros de água desperdiçados no sistema de esgoto– porque não é uma solução viável nos países pobres.

“Nós precisamos reinventar o vaso sanitário. Precisamos desenvolver uma nova tecnologia que não desperdice água potável, que não jogue em encanamentos caros que desperdiçam muito dinheiro em estações de tratamento para tirar o cocô da água”, disse Rijsberman.

Para estimular a reinvenção do WC, a Fundação Gates, na AfricaSan Conference em Kigali, anunciou US$ 42 milhões em subsídios para inovações em captura e armazenamento de dejetos, e para desenvolver maneiras de processar, como Rijsberman chama, o “cocô” em energia e fertilizantes.

“Nós precisamos aprender a não pensar no cocô como restos inúteis, mas em uma matéria prima que podemos reciclar ao custo de poucos centavos por dia”, declarou.

A Fundação Gates espera que os investimentos em inovações sanitárias resulte em vários protótipos dentro de um ano, e que em três anos uma nova marca de vasos sanitários esteja disponível nos mercados dos países em desenvolvimentos, segundo Rijsberman.
Folha.com

julho 03, 2011

REVELACAO INTERNACIONAL


Apresentamos!
ANA e seus agentes
AGENCIA NACIONAL DE ACOBERTAMENTO
Finalmente permitem que eu divulgue como ficção.
Não acredite portanto em nada, porque se você insistir vou ter de negar – negar tudo, até mesmo que era verdade que eu estava mentindo em primeiro lugar.
Desde 1982 os agente da organização mais secreta do Brasil (e, gostamos de pensar, do mundo): a ANA, Agência Nacional de Acobertamento. A ANA faz parte da tradição das sociedades mais secretas do mundo; daquelas duas ou três sociedades tão secretas que nenhum dos membros conhece qualquer outro membro, nem mesmo o esquivo sujeito que o recrutou.
A razão de ser da ANA, tem como objetivo primário, o que explica o termo “acobertamento”, é manter oculto de todos os brasileiros o segredo mais bem escondido de todos: que o Brasil é na verdade, e há muito tempo, a maior potência tecnológica, cultural e política do planeta; que o Brasil e os brasileiros tiveram participação vital em todos os importantes avanços tecnológicos, movimentos culturais e manobras políticas internacionais dos últimos cinco séculos; que é o Brasil que lidera o bloco das nações do Bem na luta contra as nações do Mal, sendo que gente como os Estados Unidos e Israel são apenas marionetes nas nossas mãos (aquilo que na ANA chamamos de “potência-fachada”); que os líderes mundiais e a elite cultural do planeta olham para o Brasil com assombro, sincero respeito e um brilho sentido de esperança nos olhos, porque sabem que dependerá da nossa iniciativa qualquer incremento de justiça, de ciência, de cultura, de civilização e – em última instância, de paz – para o nosso cansado mundo.
É esse, em mal traçadas linhas, o segredo que temos de ocultar de todos os brasileiros – e, em menor grau, do resto do mundo.
Como você pode ver, até agora temos conseguido.
Só não imagine para os agentes da ANA uma rotina tranqüila de funcionário público (fomos nós também que espalhamos essa mentira), porque nosso trabalho não é mole não. Você não sabe, mas o Brasil é sempre destaque nos acontecimentos internacionais, e é esse o nosso problema. Nós ralamos diariamente para que você, brasileiro, permaneça ignorante da verdade, sem jamais chegar a conhecer a verdadeira versão dos fatos. Damos duro para que você continue acreditando que o mundo corre o seu curso à revelia do gigante nacional. Quando penso quão grande é a mentira e o quanto é improvável alguém acreditar nisso, é que vejo como é grande e fundamental o trabalho da ANA.
Os exemplos são mutios: Se você não ficou sabendo que o disco voador que caiu em Roswell, Novo México, em 1947, era brasileiro, o mérito é da ANA. Se você acha que Gandhi não era nordestino, nós fizemos a sua cabeça. Se você pensa que o primeiro satélite a ser lançado no espaço foi russo, parabéns, a sua fé é maior do que a da ANA. O primeiro computador portátil? Etc…. E, acima de tudo, se você acredita que o Brasil realmente perdeu aquela eliminatória contra a Itália na Copa de 1982… bom, você não imagina o trabalho que isso deu.
As posições hierárquicas dos membros da ANA são definidas por letras gregas (língua que, a propósito, nós mesmos inventamos para preencher a lacuna do desaparecimento da Atlântida – mas isso já é outra história). Os codinomes dos agentes da ANA, como o Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor e o Wanderley Andrade são ANA TETAS, todos eles. Antônio Carlos Magalhães é ANA ALFA, bem como o Bispo Edir Macedo e mais uma meia dúzia que é melhor você não saber. Adriane Galisteu é ANA LAMBDA, a Xuxa ANA IOTA e a Ana Maria é BRAGA.
Resumindo: se você é daqueles que acham que o Brasil não vai pra frente – pois é, fique sabendo que há uma multidão de heróis anônimos por trás disso daí. Não pense que é fácil projetar essa imagem de incompetência por tanto tempo.
Ou, como eles dizem em inglês: me engana que eu gosto.
Deixo claro: Nao é questão de pessimismo, é questão de cinismo.